X-Men na televisão, antes do Evolution

X-Men na televisão, antes do Evolution

16

Sempre critiquei o desenho X-Men Evolution, exibido no Brasil pelo SBT e Warner (TV aberta e fechada). Não sei exatamente o que não gosto no desenho, provavelmente tudo, mas o que mais me incomoda é ver que os adolescentes de hoje, quase ontem, tomam este desenho, e os filmes da franquia que colocou Jean Grey (Fênix) como assassina de Charles Xavier, como referência de X-Men. Não! Sou fã dos gibis da equipe mutante, e as sagas que acompanhei não tinham nada de “X-Men Evolution”.

 

Muito escuro, errado cronologicamente, juvenil demais e com pouca variedade de vilões e histórias, X-Men Evolution derruba a alta qualidade que qualquer história do grupo liderado por Charles Xavier costuma apresentar. Nortuno é o exemplo que pego de personagem distorcido demais, mesmo considerando o público-alvo da série sendo crianças e adolescentes. Ele é quase um bobo alegre, sendo que o Noturno original, adulto, é uma espécie de demônio em sua mutação (apesar de cristão), tem cauda pontiaguda, deixa cheiro de enxofre quando desaparece, e por tudo isso tem um ar temeroso sobre ele, mas na versão evolution ele é… bobo. Precisava descaracterizar assim para reduzir a idade dele (em função do público-alvo, quase todos os personagens são adolescentes na High School)? Nem as crianças de, sei lá, 10 anos merecem uma produção assim.

 

O Noturno do Evolution, adolescente.

O Noturno do Evolution, adolescente.

 

Já o desenho X-Men: Animated Series, produção da FOX de 1992, que conheci na Globo somente por X-Men, era a reprodução de tudo que conhecia enquanto fã da HQ (usou a formação mais conhecida do grupo). Focado também nos adolescentes (eu era um quando via e gostava), não é nem um pouco “bobo”, tinha o clima e ação de um universo com super-heróis. Os x-mens são adultos, assim como nas HQs da minha época, e as histórias são a clássica luta do bem contra o mal, focando, óbvio, na maior temática da franquia X-Men: preconceitos. Nada de questões existenciais… Engana-se quem pensa que todo adolescente é “perdido” em si mesmo.

 

Desde a abertura aos uniformes, passando até pelas dublagens, tudo era bem “X-Men”! Ao longo de cinco temporadas, que totalizaram 76 episódios, a produção animada abordou diversas histórias dos quadrinhos e trouxe uma diversidade de personagens que sempre foi uma marca na HQ da Marvel. Tem histórias com Bishop e Cable, envolvendo viagens no tempo, os mutantes do esgoto – Morlocks -, muitas histórias com sentinelas, o Wolverine clássico… Variedade no lado dos vilões também é uma marca da animação: de Mojo a Juggernaut, passando, claro, por Apocalipse e os seus Cavaleiros. Era uma produção para a TV, mas com cara de HQ, até nas cores.

 

Wolverine, sem este uniforme, não é a mesma coisa.

Wolverine, sem este uniforme, não é a mesma coisa.

 

Esbarrei com episódios deste antigo desenho – passou na Globo no início dos anos 2000 – no Youtube, há poucos dias. Foi o estopim para esse resgate. Deixo alguns para reavivar a memória dos mais velhos e aguçar os mais novos:

 

Link Youtube | E01E12: Dias de Futura e Passado – Parte 2.

 

Link Youtube | S01E08: O Indestrutível Juggernaut.

 

Link Youtube | S02E11: Mojovisão.

 

Mais episódios no canal: MrSodesenhos.

 

Que gerações mais novas passem por aqui, se interessem e busquem mais episódios, era divertido.

 

Obs.: Vale lembrar que existe uma produção animada atual sobre X-Men, mas como nunca assisti nem me atrevo a comentar. Porém, apenas por ser do grupo mais popular da Marvel, merece uma conferida sua.

Fernando Henriques
Idealizador e editor desta revista, Fernando Henriques é um consumista informacional. Formado bacharel em Ciências da Computação, encontra na Comunicação um elo natural. Viciado em séries, filmes, rock, MMA, política e desafios.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • Ricardo Martins

    Bem lembrado, esta foi a melhor série animada dos X-Men, movimentada, divertida e até bem fiel ao original, inclusive fizeram adaptações de várias sagas famosas dos quadrinhos. X-Men Evolution é um lixo, tentativa de pegar uma faixa etária mais jovem, e transformou a série numa espécie de “Malhação” de mutantes..

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Correto Ricardo, estava querendo “chutar” o Evolution há bastante tempo, é muito, muito ruim. Aproveitei que encontrei uns episódios do Animated Series no Youtube e juntei tudo.

  • FredGazim

    Ótimo resgate, parabéns!

  • Sofia Sterzi

    Ai que legal!!!

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Obrigado, e fico feliz que tenha gostado. Volte sempre hein, rs.

  • Thiagow Henrique

    Sim o melhor desenho dos X-men(e o mais incompreendido), o desenho foi um sucesso, tendo uma boa audiência, fãs que continuam até hoje idolatrando a série, e alguns prêmios técnicos.
    Em contra partida era odiado pelos fanboys e um fracasso de mershandising tendo poucos itéins oficiais(mas falarei disso outro dia).
    Bem X-men fez arte da ultima grande era de desenhos, no começo dos anos 2000 até mais ou menos á 2005 aonde a leva de desenhos orientais ia dominar o mercardo, e saturar, pois eles iam ser muito parecidos e acabam por competir entre si(mas falo disso outra hora também).

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Refere-se ao Evolution? Bom, é um desenho para o público, mas mesmo me enquadrando nesta faixa na época, reconhecia ele como um desenho fraco. Até o Super Choque era melhor.

  • Thiagow Henrique

    Be e agora a melhor adaptação e releitura de um personagem.
    Um personagem que com poucos episódios num desenho infantil foi bem mais foda e assustador que numa HQ em anos de sanguinolência e roteiros furados…
    Senão outro que…Lord Apocalipse

    En Sabah Nur

    Sério nos quadrinhso esses cara é para ser um dos mais poderosos vilões e o rei da cocada preta, um super mutante tão velho quanto as pirâmides(até ajudou a construir uma), usando tecnologia alien e imortal…mas ele frequentemente apanha e é derrotado por todo mundo que então lança a frase “Você acha que só os fortes sobrevivem, mas quão forte é vocês” e em seguida eu vômito…

    O Apocalipse dos quadrinhos foi derrotado de todas as maneiras por todos os personagens que ele viu, inclusive pelos capangas do Drácula…

    E insistem…pior é saber que a melhor idéia para ele foi dada pelo Milligan, que por sua vez é o pior escritor dos X-men, e série se a melhor idéia para um personagem vem do pior escitor..algo esta errado.

    Aliás nem faz sentido ele ficar criando os cavaleiros do apocalipse cristão, e ele ser do Egito faraônico…Mas como eu diza, ele é um péssimo personagem!

    Mas como no Evolution a coisa estava sendo bem feita, primeiramente ele foi projetado, toda uam série mostrando o mistério sobre o Popô e pequenas histórias sobre sua vinda a Terra, e só faltava sua aparição…já qe estávamos anciosos como crianças esperando um Nintendo 64 de natal.
    E nada…e nada…e chegamos no ultimo episódio da série após invadir a base dele…e..e..e…porra só falta 5minutos pra acabar o episódio…não vai dar tempo…ele ta atrás da porta…não pode acabar o episódio sem ele aparecer…a porta abriu…tem mais 2 minutos…não vai ter briga droga…vou ter que esperar um ano para..

    Puta que pariu!!!!!

    O Apocalipse saindo de um clarão de energia caminha como um DEUS num playground nocauteando todos os personagens com sua simples presença, uma aceno de mão e ele derrota os dois mais poderosos mutantes do mundo.

    Se o final da segunda temporada foi foda, com a Mística aparecendo no lugar do Xavier e os X-men enfrentando os Sentnelas no meio da cidade foi foda, a simples aniquilação de fé contra o maior adversário foi fuder a avó em horário nobre!

    E o melhor o Apocalipse sequer falou alguma coisa, ele não precisava, ele não encontrou nada que ele considerasse um igual para dar satisfações.

    Após esse atropelamento de heróis o Apocalipse simplesmente seqüestrou e derrotou qualquer mutante que ele viu e considerasse forte, tudo para um plano que transformaria todos os habitantes do mundo em mutantes, mas como derrotar Deus encarnado?
    E ai o Evolution foi melhro denovo, mesmo com batalhas épicas aonde os heróies tinham pouca/nenhuma chance, o vilão foi derrotado…com um plano!

    Simmmmm usaram o cérebro ao invés de um combate repetitivo ou a explicação “o herói é mais forte”.

    Bem era isso, só uma amostrinha de como um desenho que a maioria das pessoas acha Infantil é melhor que os Quadrinhos “adultos”.

  • Thiagow Henrique

    Cara…pra quem lê X-men sabe que o Groxo nunca foi nem vai ser nada, o personagem era Ra ser uma espécie de saco de pancadas do Magneto, devia ser o pior personagem de todos os quadrinhos, tanto que inventaram uma besteira sobre ele ter um código genético que muda para ele ficar parecido com o Groxo do filme…¬¬

    Aqui temo um dos personagens mais engraçados e normais da série, nosso amigo Todd é um garoto pobre ladrão, egoísta, covarde, rancoroso e sem nenhum trato social ou higiene.
    E mesmo assim temos um personagem carismático, possui estranhamente uma longa linha de fãs, não bastando seu carisma, o Groxo é um dos melhores e mais bem escritos personagens da série, sendo que seu “Histórico” é revelado em dicas das suas falas, quando ele cita sua mãe ou algo que ele aprendeu sozinho.

    O Avalanche dos quadrinhos é estranho, não parecem seguir uma cronologia para ele, e apesar de ser um personagem definido dão pouca importância, nos quadrinhos, sendo basicamente um mercenário e militante mutante, mas que por ter pouco nome ele passa de algo esdruxulo como “cara mais procurado da Europa” para “dono de bar em São Francisco” (Cronologia?Nunca ouvi falar).

    No Evolution ele é um personagem completamente diferente, e um dos mais profundos da série, claro ele é um amontoado de clichês, desde do Rebelde sem causa até o Bad Boy Nicegirl com a Kitty, mas vai longe, aliás a quem possa interessar, o Avalanche é uma cópia exata do personagem Omar da animação do Iggy Pop “Rock and Rule”.

    O personagem é o exemplo para a série sobre adolescente com poderes e suas decisões, intrinsicamente o Avalanche é para ser um personagem do bem, mas seu conceito de certo e lealdade o mantém com a Irmandade.

    Sim essa Vampira é bem melhor, uma Garota Gótica e confusa, com ódio de ser mutante, sem saber porra nenhuma doque deve fazer e triste por não poder tocar pessoas, e o melhor, até ela ser gótica tem explicação na série!
    Me desculpe se a dos quadrinhos vive chorando,mas se faz de gostosa avuando e tendo super força…isso é estúpido, o romance dela com o Magneto é mais estúpido ainda!

    Nota que ela seria assim segundo o “manifesto Morrison” por isso que a Vampira foi parar na Xtreme X-men quando o Morrison reformou os X-men, para que ela não fosse mrota por ele.

    No mais a do evolution é perfeita, ela é uma personagem bonita, mesmo sendo feia, agressiva sendo meiga, simpática sendo irritante.
    Fora que fez uma das cenas mais fortes da série, ao empurrar a sua mãe de um penhasco para garantir que ela não voltaria a assombra-la, e sério ao ver a cena você até torce para que o Noturno salve a Mística e vc se cala ao ver que ele não consegue.

  • Thiagow Henrique

    o desenho do X-men Evolution foi o projeto mais corajoso, os produtores querendo voltar a origem dos X-men, refizeram a equipe como adolescentes, para explorar a idéia de pessoas comuns tendo que lidar com poderes que não entendem e com o preconceito…
    …Sem Fênix, sem Império Shi’ar, sem Limbo, e sem Ninjas Britânicas!!!

    O desenho se basearia em, como diria o Hitler, “mesquinharias como roteiro e evolução de personagens” coisa que a maioria dos fãs de X-men O-DE-I-A.

    Para isso eles atualizaram e rejuvenesceram seus personagens, alguns personagens foram completamente reescritos e outros simplesmente são um personagem novo com leves características que lembram os originais.

    Por isso irei mostrar aqui o TOP 10 personagens re-escritos para o X-men Evolution:

    Ahh sim vou colocar só os Personagens que foram melhorados na série ou que ficaram diferentes dos originais, personagens como a Lince Negra e o Fera em suma ainda são o mesmo personagem que sua idéia básica era.

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      De maneira alguma o Fera do Evolution é o mesmo que o original. Ao citar os pontos altos da série, você ao mesmo diz porque os fanboys e eu não gostamos. É uma fuga do conceito original dos X-Mens muito grande. Com roteiro fraco, para piorar.

  • Thiagow Henrique

    A maior prova que os Produtores de Evolution são tão corajosos que bateriam em você, no seu pai, na sua mãe e na Xuxa, eles pegaram os dois principais e mais populares personagens…e os tiraram de cena os colocando em segundo plano, não só isso como acabaram com aquelas crises de personalidade deles:

    Wolverine volta a ser o cara durão que aqui ajuda o Xavier em troca da ajuda dele, simples, se manteve sua posição ranzinza e durão, odiando o contato com as crianças, que ele tem que proteger e treinar, ele não gosta de conviver com eles, e inclusive é contra enviar os alunos em combate, e melhor sem as porcarias de arma X, surtos de xiliques de fúria essas merdas que não são novidades.

    A Ororo outra benção, apareceu pouco e foi constante, figurando mais como uma ama-seca para os alunos o estilo tiazona ficou bem melhor que o estilo…bem nos quadrinhos ela não chega a ter um estilo fixo, inclusive adotando certa vez um estilo Punk, mesmo não tendo nenhuma influência…mas sério Claremont foi o principal culpado da Ororo ser uma colcha de retalhos,mas foi bom ver ela numa posição simpática um pouco.

    Sim…o Madrox rejuvenesceu pra caralho!
    Apesar de ser um dos primeiros mutantes da Marvel, aqui resolveram o deixar como um garotinho comum, usado apenas para um alívio cômico ele se destaca por…ser realmente engraçado, usando apenas um humor inocente e bobo como o Chaves e o Carlitos, não é uma grande ou importante mudança,mas foi boa e fez seu papel.

    Vai Brasil-sil-sil!!!
    Sim nossa princesa brasileira foi atualizada…agora parecendo uma brasileira, sim ao invés de colocar a Magma com aquele plot imbecil de “Nova Roma” e a fazer uma loira super modelo, com super pericia em conhecer computadores,q eu depois vira uma Inglesa e depois volta a ser uma princesa de Nova Roma…Notaram que ela ser Brasileira aqui não importa.
    No Evolution ela é uma tímida indiazinha, mas que começa a andar com os personagens principais chegando a ter um bom tempo de tela nas ultimas temporadas.

    Aqui esta a prova que se você fizer um personagem bem feito você não precisa super-explorar, colocar ele como o principal, ou fazer uma série sobre a origem dele com 50 edições, o Pyro aparece mal e porcamente na série, e não sabemos quase nada além de seu sotaque australiando(qe morre na dublagem), mas, but, pero, ele é simplesmente memorável em suas poucas cenas, seja incendiando pontes com uma risada insana seja olhando a morte do Magneto sem parar morrendo de rir, ele foi marcante, simplesmente por ser um piromaníaco insano.

    Sei que vocês vão reclamar por ela ser uma ruiva maravilhosa e perfeitinha, mas que porra acho que é a primeira vez que vemos a Jean como a Jean!
    Veja bem no Evolution nós temos a personagem, Ela NÃO é a Fênix, Ela NÃO é a garota do Ciclope, Ela NÃO é a tara do Wolverine, Ela NÃO é um fanservice.

    Aqui é uma das poucas vezes que podemos ver a Jean Grey como Jean Grey…

    ..E o Duncan vira um personagem legal também…prova que até mulheres perfeitinhas gostam de manes.

    Não muito longe da sua versão original, que foi de rata de shopping para patricinha louca, a personagem até fica meio estranha, não possuindo vida social, já que só anda em grupos secretos, mas que fica no celular fofocando…isso foi um grave erro de clichê.

    A Boom Boom no evolution foi atualizada e melhorada, sendo uma das personagem com personalidade mais forte, perfeitamente retratada como uma “White Trash”, os episódios centrados nela são de uma profundidade incrível para um personagem esteriotipado, e sua constante troca de equipes ou simplesmente não escolher lados a deixou e a série fantástica, sem falar que epa parece e um monte a Courtney Love.

    Primeiramente…odeio a Feiticeira Escarlarte da Marvel, acho ela um saco, com poderes toscos e que namorou teve filho sei la o que com o Visão.

    Se não fosse a queda dos Vingadores ela seria mais um personagem empurrado com a barriga.

    Então…heys que surge…Wanda do Evolution…e na boa…personagem foda!
    Ela exala raiva e angustia por onde passa, o visual dela era ótimo, ela tinha sua própria trama que se estendia pelos episódios, essa trama é importante até para o ultimo episódio, mas não chegou ao fim pois o desenho não teve sua 5° temporada liberada

    Lamentavelmente uma personagem que é infinitamnte melhor que sua versão nos

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      “A maior prova que os Produtores de Evolution são tão corajosos que bateriam em você, no seu pai, na sua mãe e na Xuxa(…)”.

      Eu li mesmo isso? Rsrs. Você é um fã do desenho, legal, foi impactado por ele muito mais do que por aquilo que veio antes dele. Ok. Mas sendo eu um fã antigo, conhecedor da boa época dos quadrinhos do X-Men, era impossível se agradar com Evolution. Apenas isso.

      Ah, parabéns pela bela explanação sobre os personagens.

  • Matheus Ramos

    Você destacou que assistia X-Men 90′s quando adolescente e gostava, eu sou adolescente agora e amo esse desenho, e via quando criança também mas nunca senti esse impacto nele. Os personagens são bem tratados, e mostrados de forma semelhante as HQs, porém é uma animação, não só para adultos mas para as crianças e a unica referencia para uma criança assistir esse desenho é a Jubileu. Levando em consideração que eu sou muito fã dos X-Men, reconheço que a animação dos anos 90 foi fundamental para muita gente, mas eles precisavam usa outra formula para chamar a atenção do publico, era uma nova geração que estava vindo (no caso a minha) e precisavam de alguma maneira mostrar para eles essa equipe maravilhosa, já que a tentativa de trazer os Vingadores flopou (a.k.a The Avengers United They Stand). X-Men Evolution era o espelho de uma nova geração e precisava se inspirar em algo/alguém, uma das criticas dos filmes dos X-Men era a falta de exploração do Instituto como uma escola em si e não uma base de operação, coisa que X-Men 90′s também se esquecia de lembrar, porem Evolution aproximou o publico dessa realidade, dos problemas de um adolescente mutante tinha que enfrentar, coisa que X-Men 90′s só fazia com a Jubileu. X-Men Evolution trouxe uma visão diferente dos mutantes, uma visão mais “humana” e menos heroica para eles, e isso que era o ponto chave da animação.

  • Luan Simões

    Vindo aqui meio tarde mas… rs
    Também vi X-Men 90′s e amo essa animação apesar de, hoje, achar super feio o visual; limitações técnicas da época. Acontece.

    Agora dizer que X-Men: Evolution é um lixo é exagero. É bem competente dentro de sua proposta. Tudo bem não gostar, mas é apenas mais uma entre tantas versões. Atinge um público novo, introduz os mutantes de certa forma etc.

    E sobre não ter variabilidade de vilões, bem, eles ainda são jovens – inclusive os X-Men começam jovens nas primeiras HQ’s – e vão crescer e enfrentar todo o seu destino. Apenas não é mostrado pois não foi feita uma outra temporada.

    Finalizando com o Kurt que te indignou bastante (kkk): não é a primeira vez que o personagem é mostrado como brincalhão. E o peso do catolicismo por ser considerado um demônio, primariamente, não duram para sempre. E o cheiro de enxofre continua lá. Então, mais uma vez, não é para tanto.

    Abç ;)

  • Romildo DaCruz

    Tô meio “atrasado”, vi agora este post, tambem acompanhei, quando passou na “globo” entendi que foi nos anos 2000? Foi nos anos 90. e conta as estórias das HQs por isso parece mais , já a serie EVOLUTION é contando a estória de quando tudo começou, quando CHAVIER começou a montar a equipe, até nas HQs no começo os uniformes eram iguais para todos personagens, depois de um tempo os personagens passaram a ganhar seus proprios uniformes. Eu acompanhei algumas SAGAS dos X-MEN, pra mim no começo dos anos 90 foi a era DOURADA para os MUTANTES.