Uma tira, muitas reflexões

Uma tira, muitas reflexões

0

O anúncio de que a Enciclopédia Britânica não lançaria mais sua edição impressa, apenas digital, me fez lembrar de uma tira sobre o jornalismo atual. A Enciclopédia não é um jornal, mas tem 244 anos de história e muita força quando falávamos de mídia impressa.


Por André Dahmer (www.malvados.com.br).

Por André Dahmer (www.malvados.com.br).


São muitos os questionamentos nesta linha “impresso versus internet”. E como a tira dos Malvados aborda muito bem, a velocidade nas publicações é o fator de desigualdade entre as duas mídias. Ok, porém acredito que não seja somente isso que causa essa suposta defasagem aos jornais. A linguagem também é um grande fator.


Na internet não vou encontrar artigos ao estilo jornal O Globo, por exemplo. Encontro similares, também úteis, mas não com o mesmo estilo. Ao passo que em nenhum jornal você terá notícias com o estilo Omelete de publicar, ou mesmo análises cruas como encontramos no Judão. É uma questão de público, foco. Sendo assim, aos grandes empresários de comunicação cabe analisar qual é o maior ou mais lucrativo público no momento.


Hoje ainda temos espaço para os dois, jornal e internet. Mas até quando será assim? Pensei muito nisso quando “descobri” a tira. Existe também a questão sustentável, para que imprimir tanto papel todos os dias se podemos consumir essa mesma informação frente a um computador?


Será que é apenas uma questão etária?

Será que é apenas uma questão etária?


Há tempos concentro minha leitura nos veículos online, tanto os tradicionais (Globo, UOL) como os puramente internéticos (blogs e afins). Não me orgulho disso, pelo contrário, mas é fato inegável que não sou um cara desinformado. Não estou tomando partido, mas é algo a se pensar.


Seja sincero, você ainda compra jornal? Ou melhor, ainda lê jornal?

Fernando Henriques
Idealizador e editor desta revista, Fernando Henriques é um consumista informacional. Formado bacharel em Ciências da Computação, encontra na Comunicação um elo natural. Viciado em séries, filmes, rock, MMA, política e desafios.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.