Top 10 – Vilões do Cinema

Top 10 – Vilões do Cinema

10

Todo mocinho precisa de um antagonista que o maltrate e o impeça de alcançar seu objetivo, com direito a torturas, morte e dominação do mundo no meio. Conheça a lista com os vilões mais malvados do cinema.

 

10 – Anton Chigurh (Javier Bardem) – Onde os Fracos Não Têm Vez

 

O sisudo assassino Anton Chigurh.

O sisudo assassino Anton Chigurh.

 

Oscarizado pelo papel, Javier Bardem chegou a treinar o uso da pistola de pressão em bois para o papel. A melhor cena é quando ele decide a vida de uma vítima no cara e coroa em pleno balcão de uma loja de conveniência. Excelente western dos Irmãos Coen que merece ser visto.

 

9 – Bruxa do Leste (Margaret Hamilton) – O Mágico de Oz

 

As bruxas estão bem representadas.

As bruxas estão bem representadas.

 

Grande representante das vilãs dos contos de fada, a Bruxa infernizou a vida de Dorothy, com sua interpretação sendo um marco da era de ouro do cinema. Fica como easter egg assitir ao filme ao som de Dark Side of The Moon, clássico álbum da banda inglesa Pink Floyd.

 

8 – O Olho de Sauron – O Senhor dos Anéis

 

Na trilogia de J. R. R. Tolkien, Sauron é fisicamente manifestado como um olho.

Na trilogia de J. R. R. Tolkien, Sauron é fisicamente manifestado como um olho.

 

Assombrando toda a trilogia dirigida por Peter Jackson, ele era o verdadeiro Senhor dos Anéis. Foi devidamente destruído nas montanhas de Mordor quando Gollum afundou na lava portando o “Um Anel para todos Governar”.

 

7 – Alex Forrest (Glenn Close) – Atração fatal

 

Representando as loucas e psicóticas dos filmes de suspense, que matam por "amor".

Representando as loucas e psicóticas dos filmes de suspense, que matam por “amor”.

 

Candidata ao Oscar em 1988 pelo papel, Glenn faz uma psicopata obssecada em acabar com a família e a vida do personagem de Michael Douglas. Facas e muito sangue aguardam quem encara assitir a película.

 

6 – Annie Wilkes (Kathy Bates) – Louca Obsessão

 

Kathy Bates magnífica no papel.

Kathy Bates magnífica no papel.

 

Baseado no livro homônimo do mestre do horror Stephen King, Kathy Bates faturou o Oscar de melhor atriz ao fazer a fã psicótica de um escritor que decidiu se aposentar. Ela sequestra o mesmo e, após tenebrosas torturas, o obriga a escrever um final para os personagens que tanto idolatra.

 

5 – Hal – 2001: Uma Odisseia no Espaço

 

O computador HAL 9000,  da épica nave Discovery One.

O computador HAL 9000, da épica nave Discovery One.

 

O maléfico robô tripula a nave no clássico longa de Staley Kubrick. Sua fala “Helo, Dave” para o astronauta protagonista faz gelar os ossos. Acabou sendo desligado para acabar de assombrar a nave que controlava.

 

4 – Col. Hans Landa (Christoph Waltz) – Bastardos Inglórios

 

Col. Hans Landa colocou Christoph Waltz na história do cinema.

Col. Hans Landa colocou Christoph Waltz na história do cinema.

 

Em uma obra tarantinesca sobre o nazismo, ele é capaz de fazer um judeu se cagar bebendo um mero copo de leite. Alçou o ator austríaco a fama com um Oscar e diversos outros filmes em Hollywood. Estará em Django Livre, novo filme de Quentin.

 

3 – Coringa (Heath Ledger) – Batman – O Cavaleiro das Trevas

 

Esqueça todos que você viu antes e verá depois, este é o Coringa.

Esqueça todos que você viu antes e verá depois, este é o Coringa.

 

Com frases célebres como “Why So Serious?”, o perturbado eterno vilão do Batman acabou custando a vida do jovem ator Heath Ledger. Mesmo com o Oscar póstumo, será difícil alguém na história do cinema superar a maestria do autor nesta interpretação.

 

2 – Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) – O Silêncio dos Inocentes

 

O personagem Hannibal Lecter foi criado pelo escritor Thomas Harris, no livro Dragão Vermelho (1981).

O personagem Hannibal Lecter foi criado pelo escritor Thomas Harris, no livro Dragão Vermelho (1981).

 

O apreciador de fígado humano infernizou a vida da agente do FBI Clarice (Jodie Foster) ao tentar ajudá-la a encontrar um serial killer. O canibal valeu para Hopkins um Oscar e o melhor papel de sua brilhante carreira.

 

1 – Darth Vader (James Earl Jones) – Star Wars

 

"Daqui em diante, serás conhecido como Darth… Vader!"

“Daqui em diante, serás conhecido como Darth… Vader!”

 

Munido de um capacete preto e o marcante som da respiração, o maior de todos os vilões se redimiu no final voltando ao lado bom da força, sem antes se utilizar dos poderes Sith para dominar a galáxia. A voz de James também marcou nossa infância como o Mufasa de O Rei Leão.

Mariana Bonfim
Ex-editora do blog MovieYou, escreveu críticas de cinema para o Omelete e a Rolling Stone, participou de podcasts para os sites Cinema com Rapadura, Monalisa de Pijamas e Nerdrops. Trabalha como Social Media, é apaixonada pela sétima arte, adora quadrinhos, rock, ecologia, literatura de fantasia e outras nerdices.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • http://www.cinemista.com.br/ Fernando Quirino

    Tanto vilão foda pra colocar aí, mas a lista ficou mto boa. =D Eu só não sei sobre o Hall, porque eu simpatizei tanto com a vontade dele de “viver” a ponto de matar a galera da nave, que não sei nem se considero ele como um vilão em si. Mas, com certeza ele é um dos maiores antagonistas, só trocaria ele por Jack Torrance de O Iluminado, maior vilão de Kubrick, seguido por Alex de Laranja Mecânica. Kubrick tinha um bom tom pra vilões heheheh

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Jack Torrance realmente merecia entrar, mas eu não tirara o Hal não, gostei muito da escolha dele. Tiraria a Alex Forrest, não acho que ela tenha tanta graça assim.

  • João Auro de Oliveira Sogabe

    Como auxiliar na criação dessas listas da Mari, devo dizer que não se pode deixar de lado o David Prowse quando falamos de Darth Vader, afinal James Earl Jones deu voz ao personagem mas a atuação é toda do Prowse que muita gente da “nova geração” não conhece por aquele ato herege de colocar a porcaria do Hayden Christensen na final do Retorno de Jedi…

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Muito bem comentado @0ec530e321d9848fb03f5a239dcf06ab:disqus  , que fique registrado isso! 

    • http://www.cinemista.com.br/ Fernando Quirino

      Acho que ninguém tiraria o Darth da lista. Caraca. É Hors Concours!!!! Mas, realmente, temos que lembrar sempre da lenda David Prowse, que deu vida ao vilão mais fodáximo. =]

  • Ricardo Martins

    Ótima lista, gostei de lembrar da Annie Wilkes, uma de minhas vilãs favoritas…vilões em geral são tão bacanas que fica difícil colocar tudo que a gente quer numa lista, rs…outros memoráveis que não chegaram a entrar foram Norman Bates (de Psicose), Harry Powell (de O Mensageiro do Diabo), Max Cady (Cabo do Medo), isso sem falar nos monstros sagrados e os vilões de animações também incríveis. Mas a lista está precisa, também não faria uma muito diferente. 

  • Leonardo Tigro

    Conde Orlok do filme Nosferatu (1922), seria uma ótima aquisição a lista.

  • https://www.facebook.com/mariana.bonfim Mariana Bonfim

    Obrigada pelas sugestões e correções, meninos! :)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003069857231 Potter Felipe Peverell

    CADÊ O VOLDEMORT? ELE É O MAIS TENEBROSO DE TODOS U.U

    • https://www.facebook.com/mariana.bonfim Mariana Bonfim

      Ah, mas o Harry matou ele facinho…