Socorro, o planejamento mudou!

Socorro, o planejamento mudou!

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Fui contratada em uma agência para ser analista de mídias sociais de um determinado cliente. A princípio, tudo lindo. Escrevi textos, criei perfis nas redes sociais e estava esperando o momento certo de começar a ativação. Tudo estava indo às mil maravilhas, só que não. O cliente começou a pedir para que eu reescrevesse os textos e acertasse o tom que eles desejavam. Só que esse tom era completamente diferente do planejamento original e mudava completamente o direcionamento do job.


Reescrevi vários textos, alterei a forma. Inicialmente, a ideia era falar de maneira que pessoas leigas – os famosos dummies – entendessem do que estávamos falando e compartilhassem o conteúdo. Afinal, escrever nas redes sociais para um determinado público é algo muito instável. Você não pode sair escrevendo o que vem à cabeça, sendo que é isso que acontece em muitos perfis corporativos. Aliás, tem muita gente que nem sabe o que um analista faz, mas isso é caso para uma outra história. Bem, eu mudei o estilo, coloquei o que o cliente havia pedido – e ele pediu um monte de coisas – e mesmo assim não estava bom.


Oi, eu sou um dummie e quero entender o que você está falando.

Oi, eu sou um dummie e quero entender o que você está falando.


Continuei na agência e comecei a desenvolver outros trabalhos por lá, enquanto este projeto inicial ficou parado. Quando ninguém mais se lembrava do que se tratava o job, me chamaram para uma reunião: o projeto seria retomado. Para minha surpresa, não precisaria mais escrever textos para o blog, pois já havia alguns textos prontos que o próprio cliente escreveu para ser inserido nas redes sociais. Neste minuto eu parei, respirei, tentei acreditar que não estava tendo um surto, e tentei continuar ouvindo. Sim, era isso. O cliente escreveu três posts e eu deveria escrever mais dois. Claro, ele deve entender muito mais de textos para internet do que eu, que sou a especialista. No final, ainda tinha um prazo para reescrever todo o planejamento para a ação. Menos de uma semana para começar a produzir conteúdo e fazer com que as pessoas começassem a entender do assunto!


Daí eu me pergunto, e pergunto a vocês, caros #socialmediadadepressão, por que diabos então eles contrataram uma analista para escrever? Se meus textos não eram bons o suficiente, por que eles ainda insistiram em querer que eu divulgasse? Não faz sentido nenhum, concordam?


"Não faz sentido" e  "cliente" são quase sinônimos.

'Não faz sentido' e 'cliente' são quase sinônimos.


Definitivamente, trabalhar com social media dá muita depressão. Precisei de doses cavalares de café para não enlouquecer, pois ainda tinha que produzir o conteúdo, monitorar dados de outro cliente e produzir relatórios sem que ninguém nos supervisionasse. Não tá fácil pra ninguém.