Raio-X da entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional

Raio-X da entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional

0

Aécio Neves foi o primeiro candidato a presidente sabatinado pelo Jornal Nacional, em entrevista ocorrida em 11/08/2014.

 

Pergunta 1: Pergunta com 0:57, tentando fazer o candidato declarar que vai tomar medidas impopulares. Resposta com 02:10. Pergunta de follow-up com 0:12. Resposta com 01:04. (Total de 03:23)

 

Pergunta 2: Pergunta com 0:35, sobre corrupção, tentando criar equivalência entre PT e PSDB, mencionando “mensalão mineiro” e trens de SP “para citar dois exemplos” (não há outros de repercussão nacional). Resposta com 0:53. Follow-up com 0:22. Resposta com 0:29. (Total de 02:19)

 

Pergunta 3: Pergunta insinuosa sobre o aeroporto, que leva 1:09 para ser formulada. Resposta com 01:12. Follow-up com 0:17. Resposta com 0:09, interrompida para novo follow-up de 00:09. Resposta com 0:33. Novo follow-up de 00:06. Resposta de 00:45. (Total de 04:19)

 

Pergunta 4: Pergunta com 0:22, insinuando que o candidato apoia os programas sociais do PT. Resposta com 01:12. (Total de 01:34)

 

Pergunta 5: Pergunta (quase follow-up da anterior) com 0:22, insinuando que Minas caiu no ranking de IDH sob o governo dele. Resposta de 0:54. (Total de 01:16)

 

Pergunta 6: Pergunta com 0:21, insinuando que os ganhos de saúde em Minas foram feito do governo federal. Resposta com 0:37. (Total de 0:58)

 

Pergunta 7: Pergunta sobre projetos prioritários com 0:13. Resposta com 01:01 (não o 01:30 prometidos).

 

O que eu gostaria de acompanhar para descobrir:

  • TODAS as perguntas tinham “pegadinhas”. Quantas dessas farão para a Dilma?
  •  

  • Será que os entrevistadores interromperão a candidata a reeleição?
  •  

  • Será que terão vontade de fazer TRÊS perguntas de follow-up a respeito de QUALQUER um dos muitos escândalos de corrupção do governo dela?
  •  

  • Será que alguma pergunta acusatória ocupará 28% da entrevista? Pasadena? Abreu e Lima? Porto em Cuba? Cubanos que fugiram do Mais Médicos? Perdão de dívida a ditaduras africanas? Silêncio sobre ditadura na Venezuela? Apoio à Síria de Assad?
  •  

  • Será que algum outro candidato se permitirá ser colocado na defensiva por tão relevante parte dos mais nobres 15 minutos que terão até o final da campanha eleitoral?
  •  

  • Em que tempo encaixarão perguntas que cubram o absoluto desastre econômico, com inflação acima do topo da meta, crescimento abaixo de 1%, taxa de juros de volta ao patamar de onde ela tentou tirar a canetadas, o menor percentual de ocupação da mão-de-obra desde o Plano Real, controle de tarifas públicas e preço de petróleo para segurar a inflação, a iminência de um apagão, o fracasso do modelo de leilão de blocos de exploração de petróleo, o fracasso do Mercosul como bloco econômico (especialmente em comparação à Aliança do Atlântico), o downgrade na classificação do Brasil pelas agências de rating, o déficit na balança comercial e de pagamentos etc etc etc.

 

Abaixo um diagrama com a representação gráfica do tempo tomado com cada pergunta (vermelho) e cada resposta (verde). Foi uma proporção exata de 5 minutos de perguntas (!) e 10 minutos de respostas. A conferir.

 

Representação gráfica da entrevista. Perguntas em vermelho, respostas em verde.

Representação gráfica da entrevista. Perguntas em vermelho, respostas em verde.