Resenha: Por Trás da Máscara — Flavio Morgenstern

Resenha: Por Trás da Máscara — Flavio Morgenstern

0

O ano de 2013 foi bastante conturbado no Brasil. Tivemos o maior movimento de massa de nossa história. Algo que começou com uma revolta contra o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus, se desdobrou para pautas cada vez mais abrangentes e genéricas, colocando milhões e milhões de brasileiros na rua em vários estados.

 

Lembro que o clima de satisfação predominava tanto na mídia como nos comentários. O gigante acordou!

 

Pessoas trocavam sua foto de perfil pela máscara do Guy Fawkes, símbolo adotado pelo Anonymous e que virou símbolo das manifestações. Gritos eram ouvidos em todos os lugares: “Vem pra rua!”, praticamente em uníssono. Mensagens eram transmitidas:“Desculpem o transtorno, estamos mudando o país”.

 

O brasileiro metido a intelectual sempre disse que o povo se preocupava mais com novela e futebol do que com os rumos da política. Agora, ele via toda aquela movimentação política, aqueles cartazes, os gritos, as ruas cheias de gente pedindo direitos…

 

A catarse de 2013 também chegou no Congresso Nacional

A catarse de 2013 também chegou no Congresso Nacional

 

Quem seria capaz de criticar isso? Quem seria capaz, ainda, de ver em tudo isso algo extremamente perigoso?

 

Na contramão das análises açucaradas e romantizadas dos movimentos de massa, Flavio Morgenstern, analista político, tradutor e palestrante, apresenta em seu livro Por Trás da Máscara. Do Passe Livre aos Black Blocs, as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil uma crítica ácida a toda essa movimentação. A melhor análise política do Brasil dos últimos anos que eu li.

 

Em mais de 500 páginas, Morgenstern detalha os eventos mais importantes das manifestações de 2013, com comentários críticos a luz de grandes analistas dos movimentos de massa como José Ortega y Gasset e Elias Canetti.

 

São movimentos de massa como o que tivemos que iniciam governos totalitários.

 

Flavio Morgenstern, com o auxílio de dezenas de outros autores e um olhar clínico e pesado, desconstrói todos os mitos que constituíram a narrativa desse evento: o mito de que esse tipo de movimento é espontâneo e “sem líderes”, as desculpas esfarrapadas do tipo “manifestação que começou pacífica, mas teve uma minoria de vândalos que a deturparam”, diagnóstico sobre os Black Blocs e suas ações violentas – e como eles justificam isso, além de extensa análise sobre a cobertura da mídia. Enfim, uma visão totalmente holística do assunto.

 

Fora isso, temos um livro divertidíssimo de ler. Morgenstern mistura erudição com humor de uma forma bem peculiar. Grandes autores e ideias são citados e bem resumidos em meio de gags geniais que percorrem as páginas.

 

Podemos dizer que é um livro denso, mas não pesado.

 

Se você não leu ainda vale a pena.

 

Por Trás da Máscara

Por Trás da Máscara

 

Segue o link para comprar o livro: Por Trás da Máscara. Do Passe Livre aos Black Blocs, as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil – Flavio Morgenstgern

Gabriel Vince
Jornalista, publicitário e produtor cultural.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.