Os destaques do Cannes Lions 2013

Os destaques do Cannes Lions 2013

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O Brasil está em evidência mundo a fora. E não estou falando sobre protestos ou Copa das Confederações, aqui o papo hoje vai ser outro. Vamos falar sobre o que rolou no Cannes Lions 2013.

 

Para quem não sabe, o Cannes Lions é o maior prêmio da publicidade mundial, o evento é sempre cheio de pompa e glamour e recebe criativos de todas as partes do mundo durante a sua realização. Nele são premiados os trabalhos que conseguiram uma grande repercussão no cenário mundial.

 

Sempre ouvimos que a publicidade brasileira é bem respeitada por pessoas de outros países, mas isso ficou bem claro este ano.

 

O Brasil só não conquistou Leões em Creative Effectiveness e Innovation. A categoria Press foi a que mais rendeu prêmios (25 Leões), seguida por Outdoor (16), Promo & Activation (11), Design (10), Media (9), Direct (9), Branded Content & Entertainment (6), PR (6), Mobile (6), Film Craft (5), Film (5), Cyber (3), Titanium and Integrated (2) e Radio (1). (Fonte: Meio&mensagem.com.br)

 

Não vou ficar fazendo um blá-blá-blá sobre as categorias ou sobre ficha técnica de campanhas, vou mostrar alguns vídeos premiados e que (na minha opinião) são sensacionais.

 

A Ogilvy foi a agência mais premiada, levando 35 Leões para casa, sendo assim foi coroada como a “Agência do Ano”. Os destaques da Ogilvy foram as campanhas “Retratos da real beleza”, desenvolvida para a Dove, e “Fãs imortais” para o Sport Club Recife.

 

(Real beleza)

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(Fãs imortais)

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Ainda pelo Brasil, conseguimos prêmios com uma ação fantástica (e ousada) da Leo Burnett Tailor Made para a HEMOBA e Esporte Clube Vitória, que retirou o vermelho da camisa do time, e só voltaria a colocar conforme o número de doadores de sangue do HEMOBA aumentasse. Vale conferir.

 

(Meu sangue é rubro-negro)

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A Talent não ficou de fora da premiação e levou um Leão de Bronze com uma campanha impactante para a ONG Parceria Contra as Drogas, chamada “O crack consome”.

 

(O crack consome)

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A DM9Rio, também levou seu Leão para casa com o “Tweet Censurado”, para a Anistia Global.

 

(Tweet censurado)

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E para não falar somente do Brasil, outra campanha que foi bastante premiada foi a “Dumb ways to die” da McCann Melbourne que exemplifica “formas estúpidas de morrer”, um vídeo que se tornou viral, com uma música chiclete e personagens bonitinhos.

 

(Dumb ways to die)

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Ainda tivemos também uma puta sacada da W+K para a Nike, que foi o comercial “The jogger” para a campanha “Find your greatness”.

 

(The jogger)

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Então amiguinhos, essa foi a minha visão do festival de Cannes 2013. Posso estar lá na próxima edição se a Feedback me enviar. =)

Felipe Mariano
Felipe Mariano Ferrão Gonçales está enrolando muito para finalizar a sua faculdade de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Trabalha como Diretor de Arte na Agência Sides. É apaixonado por lutas e praticante de luta livre esportiva. Torcedor fanático do Flamengo, não consegue ser imparcial quando o assunto é seu time de coração.

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