O primeiro Hulk da televisão

O primeiro Hulk da televisão

7

O personagem mais enfurecido e esverdeado de todos os quadrinhos da Marvel já ganhou diversas representações no cinema e televisão. Ultimamente, em tempos de computação gráfica, os diretores vem recorrendo ao CGI para dar vida ao alter ego do Dr. Bruce Banner. Porém, nem sempre foi assim. Há alguns poucos anos atrás não era possível criar um personagem utilizando somente recursos de computação gráfica, mas isso não foi empecilho para que o gigante verde estreasse na televisão.


Tal estreia aconteceu em 1978, quando a série The Incredible Hulk, do canal americano CBS, foi lançada. Na época, cinema e televisão ainda não contavam com efeitos especiais sofisticados e os produtores da série recorreram aos dotes físicos do fisiculturista Lou Ferrigno para “criar” o primeiro do Hulk da televisão. O Dr. Robert Bruce Banner, na série Dr. David Bruce Banner, era representado pelo experiente ator de TV Bill Bixby (Meu Marciano Favorito, a série). Juntos eles protagonizaram esta série que foi sucesso nos anos 80.


A Série


Lou Ferrigno e Bill BixbyHulk foi criado em 1962, por Stan Lee e Jack Kirby, para os quadrinhos. Em 1966 o personagem participou da série animada The Marvel Super Heroes, conhecida no Brasil como Desenhos animados da Marvel, mas foi somente em 1978, com The Incredible Hulk, que o gigante esmeralda ganhou uma série com atores reais. A produção da CBS fez grande sucesso, ficou no ar de 78 a 82, tendo cinco temporadas, 80 episódios, com uma hora de duração cada, e ainda três filmes. Bill Bibby e Lou Ferrigno são lembrados até hoje pelo papéis de David Banner e Hulk.


Como na maioria das adaptações de HQ’s, o seriado fugia um pouco ao original dos quadrinhos, porém isso não atrapalhou o sucesso da série. No seriado, Dr. Banner, que nos quadrinhos tem o nome completo de Robert Bruce Banner, chama-se David Bruce Banner, conforme citei acima. Segundos os produtores, o motivo da troca foi porque “o nome Bruce não era muito másculo”.


Efeito "incrível" de transformação de David Banner em HulkUma das mudanças mais significativas era o fato de que Hulk não falava nada, apenas grunhia. Somente na quarta temporada, no episódio intitulado King of the Beach, o público teve o prazer de ouvir Lou Ferrigno pronunciar suas primeiras palavras na série. Porém, neste episódio, além de Hulk, Ferrigno interpretou Carl Molino, um jovem fisiculturista, e foi através deste persoganem que ele “falou”.


Muitos creditam a Stan Lee, que mantinha um apoio efetivo na produção da série, o sucesso da mesma, porém um fator que causava extremo interesse ao público era a composição do personagem Dr. Banner/Hulk ser feita por dois atores diferentes. Lou Ferrigno, que havia sido Mr. Universo em 1973 e 74, após Hulk, ficou ainda mais conhecido, atuando também em filmes como Hércules (1983) e Sinbad e os setes mares (1989).


Filmes


Os três filmes produzidos foram extensões da série, lançados somente para a TV e em vídeo. Aqui no Brasil, os veteranos da sessão da tarde – como eu – talvez já tenham assistido O retorno do Hulk, de 1988, neste filme o anti-herói verde enfrenta o guerreiro Thor. Ele é sucedido por mais dois filmes, O julgamento do Incrível HulkA morte do Incrível Hulk, sendo que estes dois eu nunca vi anunciar na televisão por aqui.

Fernando Henriques
Idealizador e editor desta revista, Fernando Henriques é um consumista informacional. Formado bacharel em Ciências da Computação, encontra na Comunicação um elo natural. Viciado em séries, filmes, rock, MMA, política e desafios.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • http://vinimiller.blogspot.com/ Vinícius

    Muito bom o texto Fernando, com excessão de alguns erros, como o fato de o Lou Ferrigno “falar” na quarta temporada.

    Acontece que nesta, teve um episódio em que ele interpretou um papel humano, de um fisiculturista em início de carreira e também do habitual Hulk, é claro!

    • Fernando Henriques

      Vinícius, você tem razão. Pesquisei e constatei que havia me equivocado, portanto, obrigado.

      Já editei o texto e fiz as referências corretas a primeira fala de Ferrigno na série.

  • Mariana Bonfim

    Momento remember Cinema em Casa nesse texto!

    • Fernando Henriques

      Com certeza! Cinema em Casa e Sessão da tarde na veia. rsrsrs

      • Ant_B_costa

        ola a um outro episodio em que o hulk fala sim e um episodio em que fica trasformado meio a meio por causa de uma radiação de um meteoro

        • Ant_b_costa

          se eu pude ajudar to todo ouvido a respeito de filme e seriados antigos estarei a sua disposição.