O injustiçado Waterworld

O injustiçado Waterworld

16

Desde que me lembro ouço falar que o filme Waterworld – O Segredo das Águas, de 1995, com Kevin Costner, foi o maior fracasso de bilheteria de todos os tempos. Fracasso este, devido ao alto custo da produção e da baixa arrecadação nos cinemas. Na verdade os críticos não dizem ser “o maior” fracasso de todos os tempos, mas sim um dos maiores, além é claro, de sempre classificarem o filme como um duas estrelas, fraco, feio e bobo!

 

Eu sempre achei isso um absurdo. Quando vi o filme pela primeira vez não era um aficionado por cinema, apenas um adolescente que via tudo quanto é tipo de filme que passava na TV. Na época, apesar de ainda não ter o hábito de ir ao cinema, eu já era um grande fã da sétima arte, sem saber.

 

Kevin Costner em Waterworld.

Kevin Costner em Waterworld.

 

Alheio a todas estas críticas feitas para Waterworld, assisti o filme na Tela Quente (Globo), em meados de 1997, e achei demais! A história me impressionava, o fato do personagem de Kevin Costner ter guelras era espantoso, mas totalmente justificado pelo contexto do filme. Eu, que já gostava do Costner desde Dança com Lobos, achei Waterworld incrível e o coloquei na minha lista de melhores filmes.

 

Posteriormente, na internet, conheci as críticas ao filme e entendi um pouco os seus motivos, como a antipatia de muitos em relação ao Kevin Costner e tudo mais, porém mesmo entendendo eu não aprovava, afinal, para mim, Waterworld ainda era um grande filme.

 

Como muitos, também acreditava nesta ideia de fracasso de bilheteria anunciado por todos, porém descobri há pouco tempo que Waterworld foi injustiçado. Todo esse clima de fracasso existe, mas na realidade, no papel, ao contarmos os lucros, constatamos que o filme não foi este fracasso anunciado.

 

Dólar!

Dólar!

 

O que aconteceu foi que o orçamento ficou estimado em $ 175 milhões. Nos EUA, concentrador de toda crítica relativa ao filme, a bilheteria foi de “apenas” $ 88 milhões, o que confirmaria o fracasso, certo? Errado! No resto do mundo o filme conseguiu o total de $ 175.972,000, somente nos cinemas. Usando uma matemática simples, $ 175.972,000 (resto do mundo) + $ 88.246,220 (EUA), temos o total arrecadado de $264.218,220, que quando subtraímos o orçamento de $ 175 milhões, chegamos a um lucro de quase 90 milhões. Isso é um fracasso financeiro para você?

 

Fonte: IMDB.

 

E você, nunca assistiu Waterworld? Então não perca mais tempo e vá logo encontrar uma forma de assistir essa obra-prima do cinema mundial.

Fernando Henriques
Idealizador e editor desta revista, Fernando Henriques é um consumista informacional. Formado bacharel em Ciências da Computação, encontra na Comunicação um elo natural. Viciado em séries, filmes, rock, MMA, política e desafios.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • Diego de Lacerda

    Me enganaram a vida toda!
    Droga.
    Viva Waterworld.

  • Rodrigo Henriques

    Eu amo esse filme, vi quando era pirralhão e adoraria ver denovo.

    Viva Waterworld ²

  • didier

    E alguem ja viu um algum crítico entender de cinema??rsrsr.O filme é bom demais!Ele não mereceu todas essas cíticas ruins!Ja vi muitas vezes na TV e se passar novamente,assisto de novo!,e com o mesmo entusiasmo!!

  • http://personalidadesdabiblia.blogspot.com Bia Henriques

    Ainda bem que agora eu posso dizer que amei este filme pois tinha medo de ser mal interpretada.Seria bom vê-lo novamente!.

  • Bruna Maciel

    Eu amo esse filme e o estava procurando, pois assisti quando era criança e não lembrava do nome. E agora que sei o nome com certeza darei meu jeito de assistir de novo. Obrigada pelo post :)

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Por nada Bruna, estamos aqui para isso. Você conhece o NetFlix? Esse filme provavelmente tem lá, é um serviço interessante, procure saber. 

      Abraços e volte sempre!

  • Luís Eduardo Conceição Santos

    Só uma coisa, o filme continua sendo um fracasso, ainda assim, Metade dos lucros vão para o exibidor, logo o estúdio ganharia cerca de 132 milhões, e, não só, o valor de 175 milhões é apenas para a produção, custos com distribuição não estão cotados.

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Valeu pela informação Luís, não sabia desse lance de metade a arrecadação ir para o exibidor. De qualquer forma, essa informação na verdade não vai contra nem a favor do que expus. No final, o filme não foi esse fracasso todo, pelo menos de público não.

  • Danielbrasil

    Este filme é 1000 vezes melhor que o Mad Merdax. Até porque detesto Mad Max. É melhor que muito filme que levou os louros da glória por aí. Tô caçando na net para baixar.

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Tenta o NetFlix. Esses mais antigos e famosos certamente tem lá.

  • Reginaldo

    O FILME É MUITO BOM!

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Valeu @9164060103e931707cb98c4a62faad70:disqus, volte sempre, rs.

  • Cesar Kwas

    Gostei demais deste filme, ele foi criticado por quem nada entende de filmes e foi muito melhor que muitos filmes que ganharam oscar e foram porcarias como `”Tomates Verdes e Fritos” e parabéns fernando Henriques pela tua matéria foi ótima.

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Obrigado Cesar, fazemos o possível… Abs!

  • http://ideiasnebulosas.net/ Helton Henrique Mariano

    WaterWorld é o Mad Max das águas. Dois clássicos!

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Boa analogia.