Não acredito em nada disso

Não acredito em nada disso

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As contas que você pega são sempre ótimas, só que não. Quantas vezes você já teve que escrever algo que você simplesmente não acredita ou que detesta? É, meus caros, essa é a realidade de quem escolheu essa profissão ingrata. Muitas vezes, somos exatamente o contrário daquilo que estamos defendendo. Além disso, o cliente ainda pode exigir que você consuma somente aquele produto, para a nossa alegria.


Um dos jobs mais interessantes que fiz foi trabalhar nas redes sociais uma promoção que estava acontecendo. A ideia era escolher a mulher mais gostosa para ser a nova garota propaganda da marca, e meu trabalho era escrever sobre isso. Realizem: EU, que não gosto desse mundo de academia e futilidades, tendo que escrever sobre o que fazer para conquistar o gato, os pagodes que estão rolando no momento (o público-alvo eram as classes C e D) e as melhores dicas para deixar o corpo em forma. Me senti escrevendo para a revista Nova, só que com menos sexo.


Pior do que isso é pegar a conta daquele político que está sendo investigado. Deveriam avisar na faculdade que você entrega a sua alma ao diabo quando começa a trabalhar com publicidade. Ideologia? Pensamento crítico? Tudo lindo em teoria. Vai pensar nisso quando você tiver que entregar um relatório para um prefeito ou governador? É, agora ele que paga as suas contas, e você precisa achar ele lindo e maravilhoso, fingir que tudo está às mil maravilhas.


Muitas agências tem este como seu principal nicho. | Créditos: mslestrategia.com.br

Muitas agências tem este como seu principal nicho. | Créditos: mslestrategia.com.br


Também tem aquele job que você adora fazer, mas que o cliente tem TANTAS exigências, que você acaba ficando sem a menor paciência. Você quer escrever o texto e espera que tenham confiança na sua capacidade. Só que ele pede para você reescrever mil vezes, e dá vários palpites para mudar. Pois é, jovem gafanhoto, a vida é muito dura para os #socialmediadadepressão. Confiança é algo que ou o cliente não tem ou ele não tem. Nesses termos. Não tinham contado isso ainda? Ah, desculpa…


Claro que nem sempre a gente pega clientes que fogem às convicções. Às vezes, por algum motivo mágico, o job é perfeito e você super se identifica com ele. Aí vem a agência e coloca a menina da criação porque ela supostamente entende melhor do que você daquele assunto. Oh Wait! Mas você é o analista de mídias sociais e deveria fazer o trabalho! É, isso também acontece – e muito –, mas já é assunto para um outro artigo.