Minha Jukebox – Episódio 2

Minha Jukebox – Episódio 2

4

Continuando a nossa série sobre podcasts aqui na Feedback Magazine, vamos abordar dessa vez um tema mais técnico. Outro dia me perguntaram qual a melhor forma de acompanhar um Cast, resolvi escrever sobre a resposta para essa dúvida hoje, os programas agregadores para podcast.


Programas agregadores


Como explicamos na edição anterior, o podcast é uma mídia que se caracteriza por duas elementos:


1º – É lançado como arquivo de áudio, que é baixado para um computador ou dispositivo de áudio móvel (MP3 Player, celular, rádio de carro). Porém ele apresenta um diferencial, não é um arquivo de streaming (gerado em tempo real como uma rádio mesmo), mas sim gravado e editado para apenas depois disso ser disponibilizado para download.


2º – Eles podem ser baixados de forma automática quando lançados, usando o recurso dos feeds e dos programas agregadores.


Ok, mas o que são feeds e programas agregadores?


Feed é um recurso existente nos sites que permite que você “assine” um conteúdo, e através dessa assinatura receba informações de novo conteúdo disponível no site, inclusive conteúdo de mídia como os podcasts.


Mas o que visualiza o feed, no caso de uma notícia, ou toca e baixa o arquivo no caso de um podcast, é um programa agregador.


iTunes


Bom, o primeiro agregador usado para baixar os podcasts foi o iTunes. Por sua capacidade de sincronizar com o dispositivo que ele conectava, e que deu nome a nova mídia, o iPod (PODcast), ele até hoje é o mais utilizado como agregador. Existem outras opções, mas ele esmagadoramente ainda continua sendo o mais usado.


O iPod de Steve Jobs completou dez anos no último mês de outubro.

O iPod de Steve Jobs completou dez anos no último mês de outubro.


Winamp


Faz a mesma função de assinatura, download e player que o iTunes faz. É bem rápido e simples de usar, acaba sendo uma ótima opção ao iTunes, pois é um player bem conhecido também – é o que eu uso.


Link: winamp.com.


Juicer


Programa gratuito de download mais conhecido, e muito utilizado, com mais de 5.000.000 de downloads.


Link: juicereceiver.sourceforge.net.


gPodder


Programa que é apenas um baixador dos casts escolhidos, é super configurável e existe para várias plataformas como Windows, Mac, Linux, portáteis etc.


Link: gpodder.org.


@Podder


Mais um programa baixador gratuito para múltiplas plataformas.


Link: apodder.org.


Escolha o seu, baixe, instale e assine o feed da Minha Jukebox, para receba nossos casts. E por falar em assinar casts, abaixo vamos falar de mais dois podcasts muito especiais que adoramos ouvir e baixamos incansavelmente nos nossos agregadores.


Rapaduracast


  • Nome: Rapaduracast & Rapaduracast Plus;
  • Site: Cinema com Rapadura;
  • Produtores: Jurandir Filho (@jurandirfilho, sempre), Maurício Saldanha (@mausaldanha) e Thiago Siqueira (@ThiagoSiQueiraF);
  • Periodicidade: Duas edições semanais de dois casts (Rapaduracast Plus e o Rapaduracast tradicional);
  • Formato: MP3 com abertura e apresentação do tema, bloco intermediário, bate-papo com os convidados sobre o tema ou temas;
  • Quantidade de programas: Até hoje são 263 Rapaduracasts com alguns duplos também, além dos Rapaduracast Plus, que já somam 25;
  • Duração média: 1 hora e 20 minutos;
  • Quantidade de ouvintes média: 30.000 downloads na primeira semana em cada cast, mais 300 mensagens de feedback por edição;
  • Descrição: O Cinema com Rapadura existe há sete anos e tem como objetivo trazer as estreias da semana, as novidades, acompanhar futuras produções, criticar os lançamentos e atualizar o público com o que está rolando no mundo do cinema, games, livros, quadrinhos e séries. Ainda são produzidas no site, colunas variadas, textos sobre artistas, especiais, artigos e hotsites. Além desse conteúdo, semanalmente é lançado o Rapaduracast, o podcast de entretenimento mais popular do Brasil. Todas as edições são pautadas com as novidades da cultura pop, sempre com bom humor e convidados espalhados por todo o Brasil.


Sempre temático, o Rapaduracast 216 tinha o clássico Ben-Hur como pauta.

Sempre temático, o Rapaduracast 216 tinha o clássico Ben-Hur como pauta.


Pauta Livre News


  • Nome: Pauta Livre News;
  • Site: Pauta Livre News;
  • Produtores: Hugo Soares (@Hugoels), Doug (@dougilustra) e Tourinho (@Touroman);
  • Periodicidade: Semanal (Pauta Livre sexta sim, sexta não; com Sabe Nada e Pauta Livre Noise nas outras sextas);
  • Formato: MP3 com abertura e apresentação do tema, Bloco de feedbacks e emails, bate-papo sobre o tema (no Pauta Livre News). Nos outros, só apresentação e bate-papo;
  • Quantidade de Programas: 24 Pauta Livre News, 22 Pauta Livre Noise e 7 Sabe Nada;
  • Duração média: 1 hora e 20 minutos (PLNews), 1 hora (PLNoise) e 40 minutos (Sabe Nada);
  • Quantidade de ouvintes média: 4.000 downloads;
  • Prêmios: Porra nenhuma;
  • Descrição: Podcast de humor com informação nonsense (PLNew); podcast de notícias esdrúxulas sem embasamento algum (Sabe Nada); podcast musical (PLNoise);


Agora escutem nosso podcast para saber o que tem de especial nos programas acima, trilha do cast:


Da trilha do Rei Leão (para você Juras): This Land & Hakuna Matata.


Raimundos: Puteiro em João Pessoa, Bê a Bá, Nega Jurema e Selim.


Eduardo Castellini Dourado
Eduardo "Lord Fire" Castellini Dourado é estudante de Análise de Sistemas e se considera um nerd convicto. Ativo que só, é escritor, podcaster, blogger, SteamPunk, fomentador cultural, além de pai, evangélico e fetichista (segundo alguns, um dos maiores conhecedores do assunto).

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

    Edu, mesmo sendo antigo na internet e consumidor diário de conteúdo online, estava meio por fora da podsfera brasileira. Mas agora, depois dessa sua incrível ideia de criar um podcast sobre podcasts, estou baixando e ouvindo tudo que você recomendou. Para acompanhar os quatro já citados, ficará difícil, mas estou amando conhecer este “novo mundo”.

  • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

    Ah, tinha esquecido. Não poderia deixar de agradecer também ao @BorisDepre:twitter , mais um amigo que colabora conosco. Valeu brother!!

  • http://www.facebook.com/Alisson12horas Alisson Moura

    Alisson Moura, 23anos POA, RSPauta Livre News foi um dos primeiros podcast que escutei, deve ser
    por isso que não sou já muito certo, esse é um podcast que saiu e já to
    escutando o pessoal é muito pirado e eu não acredito que o PH santos
    existe! 
    Vocês falaram tudo sobre o “Sabe Nada” os ouvintes sabem mais que eles.

    O
    Rapadura é o Tranformers dos podcast o plus é o principal que escuto,
     e o podcast que me fez pausa o Cast ver a matéria o traller e voltar a
    escutar, isto é muito bom.

    Este segundo Cast de vcs esta bem melhor do segundo em qualidade sonora. E a participação do Depre foi muito AFUDE!

  • http://www.facebook.com/people/Edu-Castellini-Dourado/100000618881111 Edu Castellini Dourado

    Valeu Alisson…!!!!

    a gente gosta de falar dos Cast que somos fãs mesmo…!!!! E eu sempre chamo os Casters inclusive dando opção deles escolherem quais os casts que vamos comentar, obrigado por nos ouvir…!!!