Minha Jukebox 3 – Onde você escuta seu podcast?

Minha Jukebox 3 – Onde você escuta seu podcast?

0

Salve leitores da Feedback Magazine, nesse artigo iremos falar sobre um tema muito legal: onde as pessoas escutam seus podcasts?


Muita gente já me questionou se podcasts só podem ser ouvidos em iPods da Apple, para responder essa pergunta vou dar as dicas das melhores opções para ouvir seu podcast predileto, seja em casa ou em qualquer dispositivo móvel.


iPod


Para muitos o melhor MP3 player que existe, por sua qualidade de fabricação e design de tecnologia, porém é bem mais caro que os dispositivos similares de outras marcas. Alguns consideram seu sistema de transferência e gerenciamento de arquivos o melhor, porém existem modelos como o iPod Touch, que possui 64Gb de capacidade e pode tocar vídeo (MP4), além de muitas funções do IOS, ou o iPod Classic, que tem 160Gb de capacidade (MP4 também), que chegam ao dobro do preço dos equivalentes de outros fabricantes. Até os mais baratos iPod Nano, de 8Gb ou 16Gb, e iPod Shuflle, de 2Gb, alcançam essa marca.


Se você quer muito, o iPod Nano é uma opção mais em conta.

Se você quer muito, o iPod Nano é uma opção mais em conta.


MP3 de fabricantes conhecidos


Philips


Existem aparelhos com um bom custo benefício, em torno da metade do valor do iPod equivalente. Atualmente uso um desses de 8Gb para ouvir meus podcasts na rua, a grande vantagem dele em minha opinião é a bateria que dura absurdamente 12 horas ou mais, depois de uma boa carga.


Sony e Philco


Segundo alguns amigos, ambos tem o mesmo nível do MP3 da Phillips. Alguns dizem até que são melhores, porém ainda não usei e não tenho outros aparelhos dessas marcas para dizer algo significativo. Por favor usuários destas marcas, comentem suas impressões.


MP3 “Ching Ling”


São dispositivos de MP3 sem marca definida, quase sempre de fabricantes chineses ou coreanos. Funcionam e são a opção mais barata em relação a um iPod, custando até 10 vezes menos. Claro, não tem a mesma durabilidade, porém enquanto funcionam servem a seu propósito. Outra desvantagem são suas baterias, que costumam durar absurdamente menos que um aparelho Philips como o meu, por exemplo. Aliás, já tive vários MP3s “ching lings” que me serviram bem e que foram a melhor opção na época.


Dois modelos considerados "ching lings".

Dois modelos considerados 'ching lings'.


Celulares


Muitas pessoas utilizam celulares para ouvir suas músicas ou podcasts, é uma ótima opção para quem quer utilizar um equipamento multi função.


iPhone


Além de ser um excelente equipamento de comunicação, tem uma utilidade a mais: a possibilidade de baixar os casts através da iTunes Store.


Celulares com Android


No Android existem diversos players de música que podem ser usados tranquilamente para ouvir seus podcasts, também existem aplicativos para agregar e organizar os casts. O Google Listen e o BeyondPod, por exemplo, além da possibilidade de ouvir oferecem a opção de agregar os podcasts.


Outros sistemas operacionais para celulares


Nos celulares da Nokia existe o Podcasting, programa onde você pode assinar um podcast e ele ser baixado automaticamente. Em outros sistemas operacionais como os usados nos “ching lings” pelo menos players com certeza tem, porém varia de aparelho para aparelho. Como os novos celulares estão saindo com Android, acredito que a tendência é unificação dos operacionais.


Rádios de carro


Os rádios de carro – quase todos – tocam MP3, então consequentemente são bons players para podcasts. Mas existe um “porém”, alguns amigos disseram que certos podcasts fazem chorar de rir e tornam a direção perigosa ao ouvi-los.


Recomendamos aqueles que têm entrada de pendrive frontal ou cartão de memória, para baixar diretamente neles e ir usando quando estiver no carro. Aqueles que tocam CD ou DVD são legais, porém você perde algum tempo na gravação das mídias. Outra opção nos rádios é a entrada frontal auxiliar, onde é possível ligar o seu MP3 ou celular. Alguns inclusive aceitam a ligação wireless por bluetooth, possibilitando o uso direto do seu celular sem cabo algum.


Escute no carro, mas tenho cuidado com os casts de humor!

Escute no carro, mas tenho cuidado com os casts de humor!


Algumas pessoas escutam diretamente no computador e se esse for portátil, como um Notebook ou Tablet, basta aproveitar as conexões e usar o agregador para baixar e ouvir em qualquer lugar. Aliás, pretendo começar a fazer isso quando comprar o meu tablet.


Bem amigos, caso escutem de outras formas suas músicas ou podcasts, comentem como fazem e mostrem novas maneiras para gente.


Episódio 3 – Papo de Gordo e Paranerdia


Este terceiro episódio do Minha Jukebox apresenta mais dois podcasts seguindo a nossa linha de falar de um cast mais famoso e de outro ainda em ascensão. Os protagonistas da vez são o baixadíssimo Papo de Gordo e o descontraído Paranerdia.


O Papo de Gordo é um dos casts mais baixados da internet.

O Papo de Gordo é um dos casts mais baixados da internet.


No comando mais uma vez este que vos escreve, porém agora acompanhado por Hugo Soares, do Pauta Livre News (@Hugoels) e o já reincidente Mano Simpatia (@manosimpatia). Espero que curtam!


Eduardo Castellini Dourado
Eduardo "Lord Fire" Castellini Dourado é estudante de Análise de Sistemas e se considera um nerd convicto. Ativo que só, é escritor, podcaster, blogger, SteamPunk, fomentador cultural, além de pai, evangélico e fetichista (segundo alguns, um dos maiores conhecedores do assunto).

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.