Feedback em diversas áreas do conhecimento

Feedback em diversas áreas do conhecimento

0

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa retorno, resposta, crítica, análise crítica, realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia, Engenharia Elétrica, Biologia, Design, entre outras.

 

Em Administração de Empresas usa-se o termo feedback quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho, com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a sua melhoria.

 

O feedback pode ser bom ou ruim, esteja pronto e aprenda com a resposta.

O feedback pode ser bom ou ruim, esteja pronto e aprenda com a resposta.

 

Em outras áreas, como Engenharia Elétrica e Eletrônica, o termo é utilizado para se referir à realimentação de um sistema, ou seja, à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num aumento do nível de saída (feedback positivo) ou diminuição do nível de saída (feedback negativo). Num sistema de som, refere-se ao retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.

 

No âmbito biológico, quando dizemos que o feedback é negativo, significa que a resposta estará inibindo a produção ou secreção de algo. Quando dizemos que ele é positivo, significa que a ausência dele está estimulando, exatamente no sentido oposto do outro.

 

No design o feedback aparece quando falamos de semiótica. A Semiótica é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Então quando for criar uma peça o designer deve pensar na significação de cada elemento, e por meio dos signos ele recebe um feedback. No design não existe feedback positivo e negativo, pois toda resposta é um retorno, seja ela positiva ou negativa.

 

Link Youtube | Dê Feedback!

 

Todas as áreas tem seus significados específicos, porém existe um ponto central em comum, que é o retorno de alguma informação. Assim é a @feedbackmag, buscamos trazer o melhor retorno possível em artigos que vão de Política a Futebol. O sucesso acontece quando conseguimos estabelecer uma conversa com os leitores. Queremos o seu feedback, a sua resposta. Participe nos comentários!

Anderson Barboza
Anderson Barboza da Silva estuda Design Gráfico na Unicarioca, porém já atua na área de design há cinco anos. Adora filmes, séries, futebol americano, F1 e edição de vídeos. Também é um amante da música, toca percussão, bateria, um pouco de baixo e atualmente está aprendendo gaita.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.