Empresas para trabalhar: Apsen Farmacêutica

Empresas para trabalhar: Apsen Farmacêutica

8

A preocupação com a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas tem sido uma prioridade nas grandes empresas, não à toa temos vivenciado a transformação do antigo DP (Departamento Pessoal) em Gestão de RH, estrutura bem mais complexa, contando com psicólogos, administradores e advogados, todos dispostos a assessorar o funcionário em diversos assuntos, como consultoria em finanças pessoais, auxílio para resolução de questões jurídicas, auxílio psicológico e alguns outros pontos, tornando-se muito diferente do antigo DP, o qual somente calculava folha de pagamento, admitiam, demitiam e efetuavam tarefas básicas.


Todas estas melhorias, decorridas na área de RH, visam a retenção de talentos e a busca por profissionais cada vez mais capacitados no mercado, fazendo com que o RH hoje seja uma área estratégica da empresa – uma das mais importantes, senão a mais importante. Por isso, nesta série de artigos falando sobre algumas das melhores empresas para se trabalhar, que iniciamos hoje, decidi falar sobre a Apsen Farmacêutica. O foco será a trajetória de crescimento da Apsen, uma empresa 100% Nacional com 40 anos de estrada.


Nestas mais de quatro décadas, a APSEN lançou produtos, expandiu seu parque fabril, aumentou seu número de colaboradores, ganhou diversos prêmios, conquistou o mercado farmacêutico e cresceu com solidez e constância ao longo dos anos.


Os esforços competentes da presidência e de toda a diretoria da Apsen os levou a desenvolver um modelo de gestão de negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de gestão de pessoas. Tais práticas levaram esta empresa a conquistar diversos prêmios e títulos, como “Uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar”, “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para a mulher trabalhar” e “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para o executivo trabalhar”, todos nos últimos três anos, além de “A segunda melhor empresa para estagiar”, em 2006.


Uma das histórias mais marcantes na trajetória da APSEN, foi quando no ano de 2004, quando a empresa estava passando por uma grande transformação em seu modelo de gestão, implantou o PAR (Programa Apsen Recicla), que tem como um dos objetivos a reciclagem de papelões. Neste período a APSEN esbarrou na história de Tatu, um catador de papelão, analfabeto e sem documentos. Tatu trabalhou nos últimos 17 anos como “catador” de papelão. Ele passava o dia juntando papelão pela região de Santo Amaro, empurrando um carrinho, seu único patrimônio, em companhia de um cão tão indigente quanto ele. Grande parte dos papelões era recolhido nas várias empresas que atuam na região. Entre elas, uma das principais “fornecedoras” de Tatu, a Apsen Farmacêutica, uma empresa com vocação para ser diferente.


Preocupado com o prejuízo que o programa causaria para Tatu, Renato Spallicci, presidente da Apsen, argumentou que, a essa altura, ele já fazia parte da história da Apsen há tanto tempo que estava na hora de contratá-lo como funcionário. Foi uma tarefa muito difícil convencer Tatu a criar uma rotina de trabalho, mas mesmo depois que ele aceitou, a empresa ainda precisava alcançar as condições mínimas para a contratação. Tatu não tinha documentos, era analfabeto e nunca tinha se consultado em um médico. A empresa disponibilizou um dos colaboradores da área de RH para ajudar Tatu com os trâmites burocráticos para a admissão.


Esta atitude mostra porque a APSEN se diz “Uma empresa diferente”, mas não somente por isso. Uma das outras qualidades da empresa é oferecer aos seus funcionários diversos benefícios, como o programa “Sexta-feira Gorda”. Sempre que os resultados das vendas são alcançados, na primeira sexta-feira do mês seguinte, todos os colaboradores são liberados do trabalho após o almoço para que tenham um período extra para lazer, repouso ou convívio com a família.


Sintonia Apsen, evento nacional de confraternização da empresa.

Com o tema sintonia, a convenção nacional da empresa focou na motivação e união da família Apsen. | Créditos: www.paue.com.br


Existe também o programa “Semana Gorda”. Este benefício é concedido para os colaboradores com mais de 60 anos, uma vez por ano, no período que desejarem. Ele consiste em uma semana de “férias” extra, além das férias normais, sem necessidade de compensação dos dias não-trabalhados.


Já o programa “A Apsen está presente nos dias mais felizes da sua família” é voltado para o reconhecimento dos colaboradores e seus familiares através da premiação nos eventos familiares mais tradicionais, como casamento, nascimento de filhos, festa de 15 anos de filha, matrícula do primeiro ano do filho(a) na faculdade, bodas de ouro etc.


Além destes três programas, a Apsen Farmacêutica oferece ainda dispensa aos aniversariantes, subsídio aos que desejam estudar e valorização de ideias.


Dispensa do trabalho no dia do aniversário. No dia de seu aniversário, o colaborador fica dispensado de comparecer ao trabalho. Caso prefira, o colaborador pode, ainda, escolher outro dia de sua preferência para utilizar este benefício, desde que comunique previamente à sua chefia. Além disso, o colaborador é presenteado com 50% do valor do salário mínimo.


Subsídio para formação acadêmica. A empresa contribui nas mensalidades escolares de seus colaboradores que estejam cursando formação técnica ou superior que agregue conhecimentos e habilidades às suas atividades profssionais. Há ainda subsídio para cursos de idiomas. Os subsídios chegam a até 50% para cursos acadêmicos, de especialização e de línguas estrangeiras. Atualmente, 22% dos funcionários fazem algum curso subsidiado pela empresa.


PAI – Programa APSEN de Ideias. Projeto que visa à valorização das ideias dos colaboradores que possam trazer benefício à empresa como um todo, quer seja em relação à redução de custo ou tempo, aumento de segurança, racionalização do trabalho, melhoria e harmonia ambiental e outras vantagens à empresa e seus colaboradores. O programa visa, também, estimular o potencial criativo dos colaboradores, motivando-os a apresentar suas ideias à empresa e a se sentirem mais participativos e integrados aos objetivos da organização. Todas as ideias aprovadas são premiadas por valores diferenciados, dependendo do número de pontos que a ideia conquistou, segundo os critérios do programa.


Outros benefícios oferecidos pela empresa são: convênio médico, assistência odontológica e tratamento de psicoterapia e fonoaudiologia para os colaboradores e seus familiares, incluindo os estagiários e seus familiares; seguro de vida em grupo subsidiado pela empresa; previdência privada mediante pequena contribuição mensal com contrapartida da empresa; reconhecimento por tempo de casa (jubileu) com premiação a cada cinco anos; auxílio creche nos primeiros 24 meses de vida; bolsa educação para filhos na faixa etária de 4 a 14 anos que consiste num crédito para ajuda na compra de material escolar; empréstimo social a longo prazo com juros subsidiados; cesta básica; cesta de natal; refeitório no local de trabalho, mediante pequena contribuição mensal; programa de participação nos lucros e resultados (PPLR); estacionamento; área de lazer dentro da empresa – com uma churrasqueira e quadra poliesportiva; horário móvel para o pessoal das áreas administrativas e ticket-brinquedo de natal para colaboradores com filhos até 12 anos completos.


Além destes benefícios, reforçando sua política de manter a liberdade de expressão, a empresa possui a Ouvidoria, que tem como objetivo atender os colaboradores na orientação e encaminhamento de soluções para problemas pessoais, profssionais, de relacionamento e de saúde, inclusive de familiares.


A APSEN leva muito a sério este trabalho. Algumas vezes o funcionário procura a Ouvidoria apenas para desabafar, mas quando é necessário tomar alguma providência, principalmente quando se trata de alguma queixa em relação ao gestor ou algum colega da equipe, é preciso tomar muito cuidado ao buscar uma solução para o caso sem expor as pessoas envolvidas. Outra função importante da Ouvidoria é acolher queixas em relação ao não cumprimento das práticas e políticas expressas no estatuto e na constituição da Apsen.


Todos estes programas refletem as políticas que estão por trás do modelo de gestão de pessoas adotado pela empresa. Com o objetivo de disseminar estas políticas, a Apsen criou o “Estatuto APSEN”, que exalta a prática da alegria e da afetividade no trabalho, a “Constituição APSEN”, que contém o “Código APSEN de Ética”, o “Guia APSEN de Conduta”, a “Declaração APSEN dos Direitos dos Funcionários” e o “Perfil do Profissional APSEN”. Todos estes documentos foram elaborados cuidadosamente com o objetivo de criar e manter um clima interno de satisfação, desenvolvimento, motivação, respeito e alta produtividade. Sua função é apresentar de forma clara e objetiva definições e informações sobre o que a APSEN espera de seus colaboradores em termos de atitudes, procedimentos e comportamentos, visando a excelência da qualidade de vida e de trabalho.


Está esperando o que??? Envie seu currículo agora pra lá: http://www.apsen.com.br/cv_login.php.

Daniel Coli
Daniel Coli, 22 anos, carioca (amor incondicional pelo Rio de Janeiro), flamenguista, músico e estudante de Administração. Trabalha atualmente na vice-presidência da Fiocruz e é um recém-apaixonado por esportes radicais.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • Fernando Henriques

    Parabéns Daniel, ótima explanação sobre a empresa. Pelos programas apresentados, eles realmente merecem estar nas listas de melhores empresas para trabalhar.

    Achei super maneiro esse lance da dispensa no dia do aniversário. rsrsrs.

  • Diego de Lacerda

    Currículo engatilhado e pronto para ser disparado.

  • Diego de Lacerda

    Vagas para administradores, engenheiros, contadores e economistas na Apsen, acessem http://www.apsen.com.br/cv_login.php e enviem currículo.

  • isabel santsna medeiros

    como eu faço para mandar um curiculo.

    • Fernando Henriques

      Isabel, tente através deste link: http://www.apsen.com.br/cv_login.php. Jogue o CPF na vaga desejada e siga os passos dados pelo sistema, você pode fazer logo um cadastro no site também.

  • Carlos

    Trabalhei na Eurofarma farmacêutica um das maiores empresas brasileiras no seu seguimento e o presidente da empresa Maurizio teve esta mesma maneira de ajudar um próximo.
    Tinha um senhor que vendia salgados,balas, água e etc na frente da empresa e não vinha bem o seu trabalho e ai o Maurizio junto com o pessoal do rh fez o convite a ele que aceitou prontamente.
    Este senhor já trabalha na empresa a 12 anos.
    Maurizio e Renato parabéns pela ação. 

  • Um Fã da APSEN

    Renato Spallicci é uma pessoa diferenciada.
    Esta é uma daquelas pessoas que vem ao mundo para realmente fazer a diferença.
    Trabalhar na APSEN é uma honra e m privilégio para os que sabem o que é trabalhar em uma empresa onde existe um clima profissional, mas ao mesmo tempo familiar e acolhedor.
    Parabens a APSEN
     

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Valeu por participar. Espero que aprecie outros textos também, abs!