Como enviar seu currículo pela internet

Como enviar seu currículo pela internet

6

Prezados leitores, quero abordar através deste artigo um assunto pouco falado, o envio de currículos via internet. Eu me alertei para falar sobre esse assunto, depois de perceber muitas gafes envolvendo o envio de currículo via e-mail.


Com a globalização, a idéia de currículo mudou muito, antes o currículo tinha que ser levado segunda-feira às 8 horas da manhã na porta da empresa, preenchido com letra de forma, caneta azul e dentro do envelope pardo. Mas com o surgimento da informatização no RH das empresas, esses conceitos também mudaram, hoje em dia são raras as empresas que aceitam currículo em sua porta, na maioria estes documentos devem ser enviados via e-mail. É neste ponto que entra a importância deste artigo, como você tem enviado seu currículo por e-mail?


Antes de entrar neste quesito, permita-me contar uma breve história.


Há uns três anos atrás, passei por uma experiência a qual nunca vou me esquecer, portanto quero compartilhar com todos, para que não cometam o mesmo erro que eu. Estava participando de um processo de seleção de uma empresa (a qual não vou citar para preservar a instituição e pessoas envolvidas), o passo inicial era encaminhar o currículo para uma pessoa da empresa. No entanto, eu, com muita ingenuidade, fiz meu currículo no Word e encaminhei para o e-mail da pessoa responsável pelo setor de RH. Após alguns dias fui convocado para entrevista, quando a entrevistadora pegou meu currículo, ela olhou pra mim e simplesmente disse “que lamentava por mim e certamente eu não poderia atender aos requisitos daquela vaga devido ao fato de não possuir curso de informática”, no momento me assustei e disse que estava tudo constando no currículo, ela relutou e disse que não havia nenhum tipo de informação no currículo e me mostrou, quando vi, notei que estava faltando metade, toda minha parte de cursos estava apagada do currículo, gerando uma grande revolta em mim. Eu disse que aquele não era o meu currículo original, solicitei que ela pedisse a secretária do setor, que também tinha recebido o currículo junto com o responsável pelo RH. Rapidamente a secretária encaminhou o e-mail com o currículo em anexo, exatamente da forma que eu havia mandado, ou seja, fui vítima de uma sabotagem, fiquei sinceramente muito chateado, devido a isso poderia nem ter sido chamado para a entrevista, mas isso é outro assunto.


Com essa experiência aprendi que nunca devemos encaminhar nosso currículo como arquivo editável (o famoso arquivo .doc, em Word), e sim encaminhá-lo em formato PDF, um formato que não pode ser alterado, que garantirá sua segurança, tendo 99% de certeza que seu currículo não será alterado. Mas como fazer isso?


1. Baixe o programa PDF Creator (link: http://www.baixaki.com.br/download/pdfcreator.htm);
2. Realize a instalação do programa, que por sinal é bem básica, o PDF Creator será instalado como uma impressora virtual no seu computador;
3. Quando estiver com seu arquivo criado no Word, salve o documento (evitando problemas) e simule uma impressão, selecionando como impressora o PDF Creator;
4. Irão surgir as opções, e escolha aonde salvar o arquivo;
5. Depois de salvo, envie seu currículo com segurança.


Espero que este artigo venha para ajudar e somar com cada um no dia-a-dia, na sua busca do primeiro emprego, na busca de outro emprego, prezando sempre pela preservação dos seus dados e pela conservação do seu marketing pessoal.

Daniel Coli
Daniel Coli, 22 anos, carioca (amor incondicional pelo Rio de Janeiro), flamenguista, músico e estudante de Administração. Trabalha atualmente na vice-presidência da Fiocruz e é um recém-apaixonado por esportes radicais.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.
 
  • Leonardo Tigro

    Valeu Dani, tenho certeza que essa dica vai ser te muita ajuda.

    • http://twitter.com/#!/danielcoli Daniel Coli

      Isso ai Leo, usando uma experiência minha pra alertar a galera. que bom q foi util pra vc.

  • Fernando Henriques

    Um arquivo PDF também pode ser alterado, mas é como você disse, 99% de segurança. Dificulta muito mais o trabalho dos sabotadores.

    Mais um artigo de utilidade pública escrito por você. Abs

    • http://twitter.com/#!/danielcoli Daniel Coli

      Atrapalharia e muito a vida do sabotador….o cara tem ser muito sem vergonha mesmo pra afzer uma dessa, e não sãomtos que sabem fazer isso…
      abraços

  • Maria Safira

    Queria muito saber se no final do envio do curriculum via e-mail. pode se pedir um feedback?? pois hoje em dia com toda a tecnologia nunca sabemos ao certo , se a empresa recebeu ou leu nosso curriculum e ficamos na expectativa. Obrigado

    • http://www.feedbackmag.com.br Fernando Henriques

      Uma boa ideia é mandar o e-mail com confirmação de leitura,assim quando a empresa receber você será notificada.