Broncos são fortes candidatos ao título mesmo na pior temporada de Manning

Broncos são fortes candidatos ao título mesmo na pior temporada de Manning

0

No último domingo, dois dos até então cinco invictos da NFL se enfrentaram. O Denver Broncos fez valer o mando de campo e, com autoridade, despachou o Green Bay Packers por 29 x 10. Peyton Manning fez um jogo sólido e, mesmo sem anotar TDs, contribuiu com 340 jardas. O grande destaque ficou para a defesa que, em mais um jogo espetacular, limitou Aaron Rodgers a apenas 77 jardas de passe e se consolida como a melhor da liga nesta temporada.

 

Aaron Rodgers

O QB Aaron Rodgers não conseguiu superar a robusta defesa dos Broncos, que seguem invictos na competição.

 

Durante a carreira, Peyton sempre teve números brilhantes na temporada regular e, à exceção de 2006, viu seu time fracassar nos playoffs. Apesar de sofrer com as cargas dessas derrotas e ser taxado por alguns de amarelão, Manning muitas vezes teve que se virar com RBs e/ou defesas deficientes. Justo quando tem as estatísticas mais modestas da carreira (7 TDs, 11 INTs em 7 jogos, com 266 jardas/jogo), o QB do Broncos tem as maiores chances de voltar a levantar o troféu Vince Lombardi.

 

Um QB sozinho não faz verão

 

Embora muitas vezes a cobrança seja grande somente sobre o QB, um time campeão não se faz somente com ele. É bem possível que o quarterback ganhe alguns jogos de temporada regular “sozinho”, mas não conseguirá repetir o feito nos playoffs. Um jogo corrido bem estabelecido, para permitir que o ataque use play-actions com efetividade e uma boa defesa são mais importantes do que um QB excepcional quando o assunto é pós-temporada.

 

Bons exemplos são os Giants de 1990 (campeões com Jeff Hostleter, reserva do lesionado Phil Simms) e os Ravens de 2000 (o titular Trent Dilfer foi inclusive mandado embora depois do time vencer o Super Bowl). Além disso, nomes consagrados como Tom Brady e “Big” Ben Roethlisberger sucumbiram em suas melhores temporadas e alcançaram a glória em temporadas sólidas, porém não brilhantes.

 

Denver Broncos

Peyton, que fez de tudo em 2013, pode fazer história.

 

É isso que acontece com o atual time dos Broncos, que vem em caminho inverso ao da temporada 2013. Hoje, Denver é a melhor defesa da NFL em jardas, pontos do adversário e turnovers forçados. Além disso, é a que mais pontuou (4 TDs e um safety). O jogo corrido não chega a ser espetacular (Ronnie Hilman e CJ Anderson combinam para 94.8 jardas/jogo), mas é o suficiente para permitir que Peyton possa usar o play-action, tornando suas jogadas de passe menos previsíveis e mais perigosas para os adversários.

 

Em 2013, Peyton bateu todos os recordes e liderou um dos maiores ataques da história até o Super Bowl, quando foram atropelados por um Seahawks de forte defesa e jogo corrido. Hoje, se vêem do outro lado e, se ganharam dos Packers da forma que foi, podem ganhar de qualquer outro adversário, inclusive o New England Patriots.

Matheus Wenna
Matheus Wenna é graduando em Jornalismo pela faculdade da ESPM. Apaixonado por diversos esportes, do futebol ao bêisebol passando pelo rugby. Além disso, é jogador de futebol americano nas horas vagas

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.