1983 – O ano em que o Brasil fez história no vôlei

1983 – O ano em que o Brasil fez história no vôlei

0

O voleibol é considerado o segundo esporte no coração do povo brasileiro. Nos últimos anos o Brasil alcançou diversos títulos e destaque internacional no esporte, tornando-se ícone e referência mundial. Seja nas quadras ou na praia, o vôlei brasileiro quando não impera, se faz presente de maneira efetiva.

 

O que poucos sabem, porém, é que no início dos anos 80, quando o Brasil ainda era uma potência emergente no esporte, convidamos a extinta União Soviética (potência à época) para um desafio pioneiro: uma partida amistosa em pleno estádio do Maracanã. O jogo ocorreu no ano de 1983 e reuniu 95.887 pessoas em pleno estádio Mario Filho. Dentro de quadra o Brasil venceu a URSS por 3×1, porém esse grande espetáculo foi interrompido algumas vezes mediante alguns “contratempos”, como a chuva e pequenas avarias da quadra montada no centro do gramado. Esse é até então o maior evento envolvendo um esporte olímpico que não seja o futebol.

 

Os anos de 1980 foram essenciais para a evolução do pensamento do vôlei como esporte alternativo para nós brasileiros. Desde estão, centros de treinamento, cobertura da mídia, além de evolução tecnológica e investimento no esporte se tornaram cada vez mais presentes. Somos detentores da segunda liga mais rica e vista do mundo, tanto no masculino, quanto no feminino, além do sucesso das nossas duplas de praia, que somam títulos atrás de títulos mundo a fora.

 

Estádio Nacional de Varsóvia abre o mundial masculino de vôlei (2014)

 

Últimos preparativos em Varsóvia.

Últimos preparativos em Varsóvia.

 

Se no Brasil o vôlei é tratado como segundo esporte, na Polônia, é adotado como esporte número um. Nestes meses de agosto e setembro, chegamos ao ápice desta paixão polonesa. Lá será disputado o Mundial masculino de vôlei. Desde o início da preparação, os poloneses vêm abraçando o torneio e cada vez mais mostram ao mundo a paixão pelo vôlei.

 

A forte equipe polonesa enfrentará a Sérvia no Estádio Nacional de Varsóvia, que contará com um público de cerca de 62.000 pessoas. Este será o jogo de estreia de ambas as equipes, além de ser o jogo de estreia do torneio. No total o Mundial contará com a presença de 24 seleções, separadas em 4 grupos, onde cada grupo terá uma cidade sede. A seleção brasileira está no grupo B, ao lado da forte Alemanha, além de Coréia do Sul, Finlândia, Tunísia e Cuba.

 

Grupos do Mundial masculino. | Crédito: Globo.com

Grupos do mundial masculino. | Crédito: Globo.com

Victor Fortunato
Carioca, Victor Fortunato além de repórter e editor da Feedback, mantém sua paixão pelo universo editorial e é um dos integrantes do canal Cariocando no YouTube.

Leia também...

 
Dê mais vida a Feedback Mag., para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual você comenta aqui na revista. Leva 2 minutos.